14 de novembro de 2019

Médios Produtores Rurais participam de excursões para o Semiárido Show

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realizará duas excursões para o Semiárido Show, em Petrolina, nos dias 20 e 21, com 15 médios produtores rurais e cinco extensionistas rurais dos municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Parnamirim, Santa Maria da Boa Vista e Serrita, no Sertão de Pernambuco.

As caravanas fazem parte de uma das metas do convênio celebrado entre o IPA e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem como objetivo apoiar, promover e fortalecer o desenvolvimento sustentável das principais cadeias produtivas dos médios produtores rurais do estado. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer raças de animais e forragens adaptadas ao semiárido, participar de leilões de caprinos e bovinos, palestras e minicursos com temas relacionados ao desenvolvimento do semiárido.

Estas atividades com os médios produtores rurais e técnicos de extensão, conta com a participação da gestora do convênio, Lucineide Cruz e do médico veterinário, Marcelo Rabelo, extensionistas do Instituto Agronômico. Para o diretor de Extensão Rural, Reginaldo Souza, o Semiárido Show, é uma “oportunidade para os médios produtores terem acesso a novas tecnologias e conhecimentos para a convivência com o semiárido e ampliar suas capacidades locais de melhorar a produção, promovendo um maior impulso ao setor da agropecuária da região”. 

O Semiárido Show chega à sua oitava edição sustentando a importância de ser considerado o maior evento de inovação tecnológica voltado para a agropecuária no Nordeste brasileiro. O objetivo principal da sua organização é tornar possível a milhares de produtores e empreendedores o amplo acesso a conhecimentos e informações, gerados pela Embrapa e instituições parceiras, que dinamizam a produtividade e sustentabilidade da atividade na região. 

Com o tema "Inovações e Dinâmicas de Desenvolvimento Regional", esta edição conta com uma programação diversificada, que contempla capacitações por meio de mais de 50 minicursos, palestras, oficinas e seminários temáticos, bem como a exposição em campo de uma centena de inovações tecnológicas. A expectativa dos organizadores é de que o evento receba um público em torno de 20 mil agricultores, estudantes e agentes de assistência técnica e extensão rural de todos os estados que compõem a região semiárida.

A feira ocupa uma área de aproximadamente 20 hectares da Embrapa Semiárido, na zona rural de Petrolina, no sertão de Pernambuco. Todo o espaço é planejado para possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre o público participante da feira e os profissionais vinculados aos diferentes segmentos da pesquisa agropecuária, parceiros na realização do evento. Também são instalados estandes institucionais, com exposição de empreendimentos regionais que divulgam e dão maior visibilidade a produtos e serviços públicos e privados, ampliando, assim, as oportunidades de parcerias, de fortalecimento de mercados e de assertividade das políticas públicas.

Fonte: Núcleo de Comunicação