18 de novembro de 2019

Engenheiros de Pesca do IPA participam da Feira Nacional do Camarão

No período de 13 a 15 de novembro, uma equipe de Engenheiros de Pesca do IPA participou da 19º edição da Feira Nacional do Camarão – FENACAM 2019, no Centro de Convenções em Natal. A feira jaz faz parte do calendário oficial da aquicultura no Brasil, e vem se consolidando como o mais importante evento técnico, acadêmico e de negócios aquícolas da América Latina.

A FENACAM 2019 englobou em sua programação o XVI Simpósio Internacional de Carcinicultura e o XIII Simpósio Internacional de Aquicultura; além do XVI Festival Gastronômico de Frutos do Mar, a XVI Sessões Técnicas e Científicas - Aquicultura e Carcinicultura e a XVI Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura.  

Nessa edição de 2019, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) teve uma participação expressiva no evento. Foram cinco extensionistas do IPA (Engenheiros de Pesca) que estiveram presentes: Pedro Rocha, Gilvan Lira, Ivo Mendonça, João Paulo e Maviael Fonsêca. A equipe apresentou nove trabalhos técnico-científicos no evento, sendo todos em parceria com outras instituições, como: EMBRAPA, ITEP, SAP/MAPA, IFPE/PE Campus Vitória de Santo Antão, Triângulo do Camarão, Escama Forte e UFRPE, demonstrando assim, a capacidade de articulação e de integração da equipe para a realização de trabalhos colaborativos.

Foram então elaborados e apresentados trabalhos de relevante importância para a aquicultura em Pernambuco e no Brasil. São eles: Perspectivas para o Licenciamento Ambiental da Aquicultura no Estado de Pernambuco; Mobilização social e participação para a construção de um novo marco institucional de desenvolvimento para a aquicultura em Pernambuco; Perspectivas para o licenciamento ambiental da aquicultura no estado de Pernambuco; Aspectos socioeconômicos da tilapicultura na região de Itaparica em Pernambuco; Realidade comercial da aquicultura na região de Itaparica em Pernambuco; Introdução do camarão marinho no cultivo de tilápias em água de rejeito do dessalinizador, realizado por agricultores familiares do Sertão Pernambucano; Levantamento da cadeia produtiva do camarão de água doce (Macrobrachium rosembergii) no Estado de Pernambuco; Desenvolvimento produtivo de Pangasius hypophthalmus e Macrobrachium rosenbergii no sistema de policultivo em viveiros escavados na Zona da Mata Sul de PE e Assistência Técnica e Extensão aos aquicultores da Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Todos os anos, a FENACAM traduz em sua programação o dinamismo da aquicultura no país e no mundo, onde a cada novo desafio, inúmeras inovações são desenvolvidas e fazem da aquicultura brasileira um dos setores mais promissores da agropecuária mundial.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA