19 de novembro de 2019

VII Urubá Terra reúne Povo Xukuru do Ororubá na Aldeia Cana Brava

O VII Urubá Terra, encontro de agricultura e partilha das sementes tradicionais do Povo Xukuru do Ororubá, ocorreu nos dias 14 e 15 de novembro, na aldeia Cana Brava. Com o tema Xukuru do Ororubá, Povo Semente: Guardiões da Cultura do Encantamento, o evento teve como objetivo promover a agricultura indígena Xukuru, entendida como modo de vida, além de promover também a integração entre as pessoas e suas práticas e saberes tradicionais.

As sementes guardiãs, detentoras dos saberes ancestrais, além  das suas sementes tradicionais, puderam partilhar suas experiências práticas baseadas na relação íntima com a terra. Para os Xukurus, a agricultura é base da cosmovisão, elemento de identidade étnica e expressão cultural.

Nos dois dias de encontro, foram partilhadas várias sementes tradicionais, oficinas, instalações pedagógicas e roda de conversa. Como encaminhamentos, o encontro Urubá Terra reforça o compromisso do Povo Semente em permanecer junto nas caminhadas em prol da justiça, na luta e resistência para a garantia dos direitos, a favor da diversidade e da vida. A pedagogia própria do povo Xukuru promove o Viver na Terra e o Viver da Mãe Terra, a materialização do encantamento.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA