26 de novembro de 2019

IPA discute parceria com prefeitura de Ibirajuba

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, participou nessa segunda-feira (25), de uma reunião com o prefeito de Ibirajuba, Sandro Arandas. No encontro foram discutidas parcerias entre o município e o IPA com o intuito de implementar projetos de piscicultura para cidade do agreste pernambucano.

Além do secretário municipal de agricultura de Ibirajuba, Jorge José, participaram também da reunião, o diretor de Recursos Hídricos do IPA, Flavio Duarte, e o engenheiro de pesca do Instituto Agronômico, Gilvan Lira. O presidente Odacy Amorim se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário.

Em fevereiro deste ano, a Alepe aprovou a criação da Comissão Parlamentar Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Política Estadual da Aquicultura – atividade econômica promissora, hoje empreendida por grandes e médias empresas, além de pequenos produtores de base familiar.

Ocupando a 12ª posição no ranking nacional da produção de peixes em cativeiro no país, e sendo o maior polo de piscicultura em tanques-rede de todo o Nordeste. A Comissão Especial pretende avaliar cenários e gargalos da área, reunindo especialistas, autoridades e produtores na perspectiva de contribuir para a consolidação de políticas públicas. Atualmente a aquicultura em Pernambuco é cultivada por empresas e cerca de 700 produtores de base familiar em dois polos.

A cadeia produtiva da aquicultura é ampla englobando a criação de peixes (piscicultura), como também o cultivo e reprodução de outros organismos aquáticos. A atividade está presente em todo o país, tendo a região Sul na liderança da produção, seguida pelo Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Fonte: Núcleo de Comunicação