03 de dezembro de 2019

Dia Especial sobre a Cultura da Goiaba em Gravatá

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizaram Dia Especial sobre a Cultura da Goiaba, no Assentamento Várzea Grande, na quinta-feira (28), com participação de 80 agricultores. Esse foi o primeiro encontro entre os produtores e vendedores de goiaba do município e os engenheiros agrônomos do instituto, para dar início ao projeto de assessoria técnica para a produção da fruta na cidade.

O serviço de assessoria do IPA consistirá no apoio técnico aos produtores, através de um estudo dos processos de plantio e cultivo da terra onde é produzida a goiaba, nas diferentes áreas da zona rural da cidade. Os profissionais desenvolverão técnicas e recursos que proporcionarão maior produção e aproveitamento do produto. Além disso, os produtores serão auxiliados na ação de reaproveitamento das frutas, uma vez que 30% das goiabas costumam ser descartadas a cada safra no município por apresentarem manchas nas cascas.

Um resultado que já é visível, por meio da parceria entre o IPA e a prefeitura, é a criação de uma associação entre as mulheres que vivem nas comunidades de Várzea Grande, Retiro Saudoso, Perseverança, Palmeiras, Resina, Uruçu-Mirim e Águas Claras. Elas estão fabricando produtos artesanais a partir da goiaba, como doces, bolos, poupas, e outros itens que, a cada dia, têm ganhado mais clientes e proporcionado maior reaproveitamento do produto.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA