04 de dezembro de 2019

Gere Caruaru realiza palestra sobre goiaba no dia especial da fruta

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu no dia 28 de novembro, o Dia Especial da Cultura da Goiaba, no Assentamento Várzea Grande, na Zona Rural de Gravatá. O evento foi coordenado pela Gerência Regional de Caruaru. O responsável pelo escritório do IPA em Gravatá, o agrônomo Ivan Oliveira, ministrou palestras sobre a cultura da goiaba. Participaram produtores da região e estudantes.

O destaque na região é a Goiaba Paluma – ela é clonada, de tamanho grande que pode chegar a pesar mais de 800 gramas, a casca é grossa (o que ajuda a não bichar), se adapta a todos os climas do Brasil, desde o Norte ao Sul. A polpa é vermelha, abundante e doce, motivo pelo qual é a variedade mais plantada para a produção de doces e sucos, e consumo in natura. A Goiaba Paluma é utilizada em diferentes produtos, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces.

Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. O Brasil é o maior produtor mundial de goiabas vermelhas, são produzidas frutas para a indústria e para consumo in natura. O  consumo de Goiabas além de muito saboroso e muito saudável.

Fonte: Núcleo de Comunicação