10 de dezembro de 2019

Feira agroecológica incentiva uso de produtos orgânicos em Belo Jardim

Pé de moleque feito no fogo à lenha, tapioca quentinha e o cheirinho do café pairando no ar, tudo isso é possível encontrar na Feira da Agricultura Familiar, que é realizada as sextas-feiras, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco.

A feira agroecológica iniciou em agosto desse ano e conta com o trabalho de 25 agricultores familiares. Alguns produtores rurais são artesãos e aproveitam o espaço para mostrar suas artes e vender seus produtos. São trabalhos com barro, plástico reciclado e palha de milho. A feira sempre conta com atrações musicais que animam os feirantes e os fregueses.

Os agricultores familiares de Belo Jardim que comercializam na feira recebem assistência técnica do Instituto Agronômico de Pernambuco. Gira em torno da feira cerca de R$ 6 mil por semana, fora as encomendas de artesanato. Quem visita as feiras encontra produtos com valor mais acessível ao bolso e alimentos livres de agrotóxicos que contribuem para uma alimentação saudável.

Existe uma regulamentação para os produtores e consumidores estarem assegurados no processo de compra e venda dos produtos. É preciso realizar um cadastro junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento através de uma Organização de Controle Social – OCS, que nada mais é do que um grupo de agricultores que interage e se autorregula para garantir que a produção seja orgânica. Ao final do processo o agricultor passa a constar em um cadastro nacional, atestando a qualidade de sua produção.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são produzidos pela agricultura familiar. Impulsionando o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco nos últimos anos, a prática é baseada no cultivo da terra por pequenos produtores, utiliza mão de obra essencialmente familiar e possibilita além da geração de renda o sustento das famílias agricultoras.

Em Pernambuco atualmente existem 102 feiras agroecológicas, sendo 51 na Região Metropolitana do Recife. Em média são 9 agricultores por feira, totalizando 918 feirantes em média, em todo estado. Está previsto a inauguração da feira de Dormentes, no Sertão de Pernambuco. As feiras de produtos orgânicos vêm se fortalecendo através do Circuito Pernambuco Orgânico que estimula abertura de novas feiras.

Fonte: Núcleo de Comunicação