10 de janeiro de 2020

IPA analisa mortalidade de caprinos e ovinos em Santa Cruz da Venerada

Profissionais do Instituto Agronômico de Pernambuco das regionais de Petrolina e Araripina estiveram na quinta-feira (09), em Santa Cruz da Venerada. A visita à cidade foi uma determinação do presidente do IPA Odacy Amorim, que se solidarizou com a demanda da secretaria de agricultura, do conselho sustentável e do sindicato dos trabalhadores rurais sobre a alta mortalidade de caprinos e ovinos no município.
 
Para discutir a perda dos animais foi realizada uma reunião na  Câmara de Vereadores de Santa Cruz  da Venerada, com a participação de criadores que estão sofrendo com a mortalidade de caprinos. O veterinário do IPA José Américo ministrou uma palestra durante o encontro na câmara de vereadores. Os criadores que estão sofrendo com o problema ressaltaram a situação dos animais. Após o debate as equipes de profissionais foram ao estúdio de uma rádio local explicar o que será feito para resolver a perda dos animais.
 
Estima que mais 30 mil animais já foram mortos. As equipes do IPA estiveram em três fazendas em que alguns animais morreram para coleta de materiais para análise. Na fazenda também foram repassadas orientações sobre o manejo dos animais. O resultado da investigação deve ser divulgado em 72 horas, ou seja, previsto para segunda-feira (13).

Fonte: Núcleo de Comunicação