17 de janeiro de 2020

Odacy Amorim e Flávio Duarte visitam Itep

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco Odacy Amorim e o diretor de Infraestrutura Hídrica do IPA Flávio Duarte participaram de uma reunião com o presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, Antônio Vaz. A reunião foi realizada na quarta-feira (15), na sede do Itep.

O encontro foi um intercâmbio institucional que teve objetivo de conhecer in loco o trabalho que o Itep realiza sobre o rastreamento da qualidade dos alimentos no estado de Pernambuco. Com infraestrutura de ponta e profissionais capacitados, o Itep contribui para atestar a qualidade de alimentos e bebidas, como a cachaça e a água para o consumo humano, além de trabalhar para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais, gerando, inovação, emprego e renda. 

Desde análises físico-químicas até a análise de contaminantes inorgânicos em pescados, frutas e mel, o Itep avalia frutas, bebidas alcoólicas e outras matrizes ambientais com foco na melhoria do produto e qualidade do serviço. Em atendimento aos padrões exigidos pelos órgãos fiscalizadores, as soluções oferecidas são certificadas/ acreditadas por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA).

Das uvas do Vale de São Francisco, que compõem alguns dos melhores vinhos do Brasil, ao leite e queijo produzidos no Agreste de Pernambuco e às carnes de bode que vêm lá do Sertão, há o trabalho do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Os executivos do IPA também visitaram o laboratório de análises de agrotóxico e reassaltou que as análises pudessem ter um custo favorável principalmente olhando para os produtos agrícolas direcionadas ao mercado interno.

Com mais de 75 anos de história, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco sempre esteve em busca de oferecer soluções tecnológicas e multidisciplinares para os mais diversos setores produtivos. Desde o seu surgimento, em 1942, o instituto procurou desenvolver serviços especializados e soluções inovadoras que contribuíssem para o crescimento econômico e social do Estado.

A qualidade do serviço, a experiência aliada ao dinamismo de jovens talentos e o contínuo desenvolvimento de pesquisas e novas soluções foram alguns fatores que tornaram o Itep uma referência na oferta de soluções tecnológicas no Nordeste.  Antônio Vaz colocou-se à disposição e disse ficar muito satisfeito com os cumprimentos do presidente e do diretor do IPA, e prometeu retribuir fazendo uma visita ao Instituto Agronômico.

Fonte: Núcleo de Comunicação