30 de janeiro de 2020

IPA e CEDRS assinam carta de convocação do Plano de Recursos Hídricos

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Odacy Amorim e o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Germano Barros, convocam representantes de organizações sociais da agricultura familiar para participarem dos Seminários Preparatórios do Processo para atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), datado de 1998. A carta foi assinada na quarta-feira (29/01).

O processo de atualização está sendo coordenado pela APAC/SEINFRA e acompanhado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Esse momento será muito importante para pensar em toda a problemática relacionada à questão da água, como um direito humano, e como um instrumento importante para a elevação da qualidade de vida de quem mora e produz no meio rural.

Será um momento único para inserir as demandas mais estratégicas, formuladas a partir das comunidades e dos municípios. Esse processo será realizado de maneira participativa e integradora, buscando qualificar as demandas por meio de formulações de políticas e ações governamentais nos diversos níveis.

Dando início às ações, serão realizados seminários em seis regiões durante o ano de 2020, compreendendo cinco fases: (I) Atividades Iniciais; (II) Atualização do Diagnóstico; (III) Análise Prognóstica; (IV) Proposições das Ações do Plano; e, (V) Proposta de Implementação e Acompanhamento das Ações do Plano.

Encontra-se em execução a 1ª fase – Atividades Iniciais –, estando previsto a realização de seis seminários de mobilização e participação social, distribuídos por região, com o objetivo de preparar os setores sociais, incentivar a compreensão e apropriação do processo de atualização do PERH|PE, recolher contribuições e demandas relativas à atualização do PERH|PE e consolidar a rede de cooperação e participação institucional e social e conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável.

Entendendo que a iniciativa é de fundamental importância para  atualização e busca articular esforço para obter uma efetiva participação dos usuários e sociedade em geral.

Programação abaixo:

Dia 05/02 Recife - Auditório da FIEPE;

Dia 06/02 Palmares - Una Hotel;

Dia 07/02 Caruaru - Auditório da FIEPE;

Dia 11/02 Serra Talhada - Hotel das Palmeiras;

Dia 12/02 Ouricuri - Auditório da IX GERES;

Dia 13/02 Petrolina, Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rural.

Essas atividades serão sempre das 9 às 15 horas. Por fim, será necessário que todos participantes se inscrevam com antecedência, pois há limite do conhecimento prévio da quantidade e representatividade em cada evento. As inscrições devem ser realizadas no site www.perhpe.com.br – assim como acompanhamento e monitoramento da execução das ações previstas do plano.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação