16 de fevereiro de 2020

Laboratório de combate às enfermidades de caprinos e ovinos é inaugurado no IPA, em Petrolina

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco Odacy Amorim  juntamente com o governador Paulo Câmara, o secretário Dilson Peixoto e diversas autoridades, inauguraram na sexta-feira (14), na sede do IPA de Petrolina, o Laboratório Regional de Análises Clínicas em apoio à Ovinocaprinocultura. O espaço será de grande importância na prevenção e combate às enfermidades de caprinos e ovinos, tendo capacidade para realizar 600 exames mensais e atender 120 criadores por mês. 
 
“Sabemos da vocação econômica da ovinocaprinocultura. É importante o poder estatal estar junto dos produtores, acompanhando o desenvolvimento dos rebanhos e dando condições de termos cada vez mais produtividade nessa criação. O laboratório também vai ajudar na prevenção, com pesquisas, e estará à disposição para que esse fator econômico possa continuar crescendo, se desenvolvendo e gerando emprego e renda em todo o Sertão pernambucano”, afirmou Paulo Câmara.
 
O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, destacou que a presença do governador no evento demonstra seu interesse em melhorar e apoiar as políticas públicas da agricultura e pecuária em Pernambuco. “Diante de tantas ações, inauguramos um laboratório que vai servir de instrumento importante para garantir a melhoria da qualidade do nosso rebanho, além da prevenção de doenças”, afirmou o secretário.
 
Para o presidente do IPA, Odacy Amorim, os dados mostram a atenção que essa cadeia precisa ter, sobretudo com relação à saúde pública. “É um laboratório importante, porque é preciso ter segurança na saúde e na produtividade. A ideia é que o pequeno pecuarista comece a se preocupar em fazer os exames antes de vermifugar o animal, caso contrário, acabará criando um problema”, disse.
 
Para o laboratório, que funcionará como uma ferramenta de apoio ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar – PRONAF, está prevista a realização de 600 exames mensais, com atendimento a 120 agricultores - criadores por mês - no Sertão do São Francisco.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação