28 de fevereiro de 2020

Alunos do Codai visitam laboratórios do IPA

O Laboratório de Fertilidade do Solo do Instituto Agronômico de Pernambuco recebeu nessa quinta-feira (27), a visita de 26 alunos do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE).

O intercâmbio foi acompanhado pela responsável técnica do laboratório, a pesquisadora Maria Cristina Lemos. A aula-visita teve como objetivo principal apresentar aos alunos como funciona a analise de solo em laboratório e como são os processos de preparação da terra para plantio, por exemplo. O professor do Codai Benedito Correia explicou na prática os procedimentos aos alunos.

O professor do Codai Benedito Correia reforçou que a aula-visita tem como objetivo apresentar à prática da analise de solo e da produção de sementes para o ensino dos estudantes. O professor explicou a análise quimicamente do solo, onde inúmeros elementos podem ser encontrados na amostra e, de forma semelhante, o mesmo pode ser observado nos vegetais superiores. Durante a aula-visita, o professor do Codai explicou também como são definidos os critérios de essencialidade dos nutrientes.

Os alunos também receberam orientações sobre os tipos de solos, como solo alcalino, que é uma terra rica em calcário, já um solo ácido é definido pela ausência total de calcário. Fique a conhecer como pode corrigir o Ph do seu solo. A acidez de um solo constitui, juntamente com a sua textura, um fator importante para as plantas que têm requisitos específicos.

O Lasol do IPA presta serviços aos agricultores e ao público em geral no que se refere à análise química do solo para fins de adubação e correção do solo quanto à acidez. Nas análises de rotina, são determinados, o pH; Al; P; K; Ca e Mg e sugestões de calagem e adubação para as culturas solicitadas.

Foto: Adriano Manoel

Fonte: Núcleo de Comunicação