13 de abril de 2020

Morte de Jânio Guedes Cabral comove Extensão Rural de PE

A Extensão Rural pernambucana perdeu Jânio Guedes Cabral, falecido no sábado (11), vítima de um acidente automobilístico. O sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), no Cemitério Pedra de Fogo, em Itambé.

Lotado no escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Itambé, vinculado à Gerência Regional de Carpina, ele é reconhecido, por colegas de trabalho e por agricultores e agricultoras, como um grande profissional e amigo, que nunca mediu esforços para ajudar e compartilhar conhecimentos.

Jânio iniciou sua trajetória na Extensão Rural, em 1979, no Núcleo do Projeto Sertanejo, em Serra Talhada. Desde então, se dedicou à causa em defesa dos agricultores e agricultoras familiares, atuando em vários municípios da região do Sertão do Pajeú e por último no município de Itambé. Pela sua dedicação e compromisso, quando atuou em Tuparetama, ficou conhecido como Jânio da Emater.

Em 2014, recebeu o Prêmio de Excelência em ATER: Extensionista Ruy Carlos Ramos, com o Projeto “Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentabilidade: uma experiência integrada da produção de hortaliças, galinha de capoeira e tilápias”, que prestava desde 2008 na comunidade do Sítio Catarina, no município de Itambé, onde atuava.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação