14 de maio de 2020

IPA incentiva Agricultura Familiar em Fernando de Noronha

Moradores de Fernando de Noronha começaram a receber nesta terça-feira (12), sementes de feijão, milho, melancia, abóbora e hortaliças folhosas, para iniciar o processo de incentivo à Agricultura Familiar. A ação, realizada por meio da parceria firmada entre o Instituto Agrônomo de Pernambuco (IPA) e a Administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, tem como objetivo estimular a população do arquipélago a produzir os próprios alimentos no período de isolamento social em razão do Novo Coronavírus. “No momento, quatro extensionistas prestam serviço de assistência técnica a 93 quintais produtivos”, destaca o gerente do Departamento de Assistência Técnica, Maviael Fonseca.

De acordo com o técnico do IPA, Guilherme Almeida, os moradores da ilha cadastrados na primeira fase do projeto já receberam parte das sementes e aguardam agora a chegada de outros materiais. “Já fizemos a divisão das sementes entre os moradores. A outra parte está na embarcação que está para atracar no Porto de Santo Antônio. Nela também estão outros materiais que vão auxiliar no plantio, como enxadas, pás e bandejas de germinação, que servem para germinar as sementes e evitar o ataque de pragas e doenças às plantas”, explicou.
 

O Administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, afirmou que a agricultura familiar é mais uma forma de atender as necessidades das famílias no período da quarentena. "Diante das necessidades que muitos estão vivendo por causa da Coivd-19, como a falta de renda e a necessidade de se manter em casa, é de grande importância poder cultivar o próprio alimento para abastecer a família. Essa foi mais uma forma que encontramos para dar suporte à população noronhense”, disse.

Para a moradora da ilha Ana Jabur, proprietária do restaurante Mesa da Ana, será possível resgatar a prática do plantio. “Com a orientação dos técnicos e o incentivo, começamos a retomar o cultivo. Já iniciamos uma horta e a preparação para semear as novas sementes. Só tenho que agradecer a iniciativa”, disse.

Por causa do isolamento social e como forma de prevenção ao coronavírus, o IPA disponibilizou um número de Whatsapp, (81) 99357-4018, para manter contato com os moradores. “Estamos com esse número exclusivo para as ações do IPA em Fernando de Noronha. Através dele passamos orientações e tiramos dúvidas. Caso necessário, fazemos uma visita ao domicílio do morador para orientação presencial. Também criamos grupos para enviar vídeos que foram gravados com instruções e informações técnicas sobre o preparo de canteiros, como utilizar vasos e recipientes não convencionais para plantar hortaliças, como semear e transplantar mudas para canteiros ou vasos”, explicou o técnico do Instituto Agrônomo de Pernambuco, Guilherme Almeida.

Outros moradores que tenham interesse em iniciar a agricultura familiar e receber as sementes podem se cadastrar no projeto através do número de Whatsapp, (81) 99357-4018. “O cadastro está sendo realizado excepcionalmente pelo Whatsapp. Iremos pegar todos os dados e em seguida fazer a marcação da área produtiva para disponibilizarmos as sementes”, disse.

Com Informações da Assessoria de Imprensa de Fernando de Noronha

Fonte: Núcleo de Comunicação