03 de junho de 2020

Pesquisadores e extensionistas participam de reunião com apresentação de resultados de pesquisa

Pesquisadores e extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco começaram participar na sexta-feira (29), de uma reunião em que foram apresentados os resultados do projeto de pesquisa: "Desenvolvimento tecnológico em pesquisa agropecuária para o estado de Pernambuco", financiado pela FACEPE 06/2019. O trabalho foi apresentado pelo doutor em agronomia Rômulo Simões.
 
As reuniões são realizadas através do sistema virtual da Rede Nacional de Pesquisa. Nesta quarta-feira (03), o debate foi sobre microencapsulação de toxinas produzidas por Bacillus thuringiensis para controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) em milho verde, com apresentação da doutora Ana Porto.
 
Participam do encontro virtual  para discutir a agronomia e assuntos relacionados vários servidores do IPA, como os pesquisadores Geraldo Magela, José de Paula, Josimar Gurgel e Gabriel Maciel, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento.
 
Para entrar na sala virtual e participar da reunião é encaminhado um link por e-mail no dia do evento. O debate principal engloba a consolidação dos sítios de monitoramento da caatinga em longo prazo, do sistema de alerta precoce do rebanho pecuário e da rede de pesquisa e inovação em energia da biomassa em zonas áridas.
 
Na segunda-feira (1º), o debate abordou a validação de biomarcadores funcionais de palma forrageira (Opuntia stricta Haw) auxiliares no melhoramento genético para resistência à cochonilha de escamas (Diaspis echinocacti Bouché). A apresentação foi coordenada pelo professor doutor Tercilio Calsa.
 
Na terça-feira (02), o agrônomo Mario Lira Júnior ressaltou a diversidade e promoção de crescimento por bactérias endofíticas em forrageiras do semiárido.
 

Fonte: Comunicação