03 de julho de 2020

PAA de PE é destaque no VIII Congresso Internacional de Agroecologia

O VIII Congresso Internacional de Agroecologia, com o tema “Políticas Públicas Alimentares para a Sustentabilidade”, começou no dia primeiro de julho no Campus Virtual da Universidad de Vigo, na Espanha, e terminou nesta sexta-feira (03/07). 

Na quinta-feira (02/07), foi apresentado o trabalho “Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Estado de Pernambuco: Um estudo da percepção dos beneficiários desta política pública de segurança alimentar no Nordeste Brasileiro”. Esse trabalho foi elaborado por Milze Luz e Flávia Guimarães,  extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), com a participação e orientação dos Professores, Luciano Pires e Horasa Andrade, da Universidade Federal do Agreste (UFAPE).

O objetivo foi não apenas avaliar a satisfação dos agricultores familiares, que acessam o programa executado pelo IPA, há mais de 10 anos, com também os benefícios que essa política trouxe para as entidades socioassistenciais, que atendem as populações mais vulneráveis dos Municípios de Pernambuco.

Foram entrevistadas entidades e agricultores familiares de três macrorregiões do Estado - Mata, Agreste e Sertão, considerando as características de cada região e os desafios de cada extensionista locais em desenvolver o PAA em cada uma delas.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação