24 de agosto de 2020

IPA participa do lançamento simbólico do Selo ARTE em PE

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) Reginaldo Alves, juntamente com o diretor de Extensão Rural, Flávio Duarte e equipe, participou do lançamento simbólico do Selo ARTE em Pernambuco, onde o Secretário de Desenvolvimento Agrário Dilson Peixoto e o Governador de Pernambuco Paulo Câmara destacaram a importância desse ato, que é fruto de um trabalho sério e árduo de mais de 5 anos,  envolvendo diversas instituições como a ADAGRO, IPA, ITEP, ITERPE, Universidades, SEBRAE, sindicatos e, principalmente os produtores e suas organizações.

O Selo ARTE foi criado pela Lei Federal n°13.680, de 14 de junho de 2018, e regulamentado pelo Decreto nº 9.918 de 18 de julho de 2019. Em Pernambuco o selo foi regulamentado através da Portaria SDA nº 023 de 27 de julho de 2020, que delega à ADAGRO a competência para a concessão do Selo ARTE no estado.

“Essa é uma conquista histórica do setor produtivo, que possibilitou o reconhecimento do queijo coalho de Pernambuco como um produto artesanal, com características culturais peculiares, bem como a sua regularização e certificação sanitária junto ao órgão estadual de fiscalização para a comercialização em todo o território nacional”, destacou o presidente do IPA, Reginaldo Alves.

O IPA, por sua vez, assume papel fundamental nesse processo. Conforme designado pelo Decreto Federal nº 9.918/2019 caberá ao IPA a validação, e a devida assistência, das Boas Práticas Agropecuárias na Produção Agropecuária do leite, garantindo assim, a qualidade da matéria prima que entra nas unidades de processamento e fabricação do queijo artesanal. Para isso, o IPA criou um protocolo de atuação junto com a ADAGRO, e que será normatizado pela SDA. O protocolo já foi aplicado na validação das Boas Práticas Agropecuárias na Produção Agropecuária dos produtores de leite das quatro queijarias que receberam o Selo ARTE no dia de hoje: Mulungu, Rancho Alegre, Polilac e São José.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA