05 de outubro de 2020

Projeto Dom Hélder Câmara beneficia 5.640 famílias do Semiárido pernambucano

O Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) vem mudando a vida do agricultor familiar em situação de extrema pobreza, apoiando o desenvolvimento sustentável no semiárido do Nordeste, melhorando a produção e promovendo o acesso ao mercado e melhoria da renda dos agricultores e das agricultoras.

Iniciado em 2017, o Dom Hélder vem prestando serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) a 5.460 famílias de agricultores e agricultoras do Semiárido, contemplando 58 município do Agreste e Sertão de Pernambuco. O projeto, com valor total de R$ 17,9 milhões, destinou 1.342 cotas de fomento para impulsionar atividades produtivas, cada uma no valor R$ 2.400, liberadas em duas parcelas.

Todas as execuções são socializadas com os Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável, por meio de reuniões com seus representantes, técnicos do IPA, agricultores e agricultoras, representantes da sociedade civil e demais representações dos municípios participantes do PDHC. As formações realizadas incluíram intercâmbios para apresentar novas tecnologias sociais, com a finalidade de trocar experiências e despertar novas possibilidades para estas famílias. Além disso, foram realizadas 43 oficinas voltadas à comercialização e empreendedorismo.

A ação é realizada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O órgão, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), atua como gestor do projeto, que conta com financiamento do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação