25 de novembro de 2020

SDA inicia capacitação do Garantia-Safra 2020-2021

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza, nesta quinta-feira (26), às 15h, a capacitação do Programa Garantia-Safra 2020-2021. A capacitação, voltada aos gestores municipais do programa, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e entidades ligadas à agricultura familiar no Estado, será realizada virtualmente, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Secretaria no Youtube Desenvolvimento Agrário – Pernambuco (https://youtube.com/user/AgriculturaPE).

 

O evento abordará as principais etapas do programa, destacando o papel de cada parceiro no processo de execução da política e as mudanças imposta pela pandemia do novo coronavírus. O evento será conduzido pela Coordenação Estadual do Garantia-Safra e contará com a participação do secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, do secretário-executivo de Agricultura Familiar, Gleybson Neves, do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), do coordenador estadual do programa, Tarcísio Pontes, e da presidente da Fetape, Cícera Nunes.

 

Para esta edição do Garantia-Safra, a coordenação nacional do programa disponibilizou 160 mil cotas para o Estado de Pernambuco, divididos entre os municípios do Sertão e do Agreste. Os beneficiários que aderiram às duas últimas edições dos programas (2018-2019 e 2019-2020) estão automaticamente inscritos na edição 2020-2021 do Garantia-Safra, mas é possível realizar novas inscrições de acordo com o número de cotas disponibilizada para os municípios.

 

Os agricultores e agricultoras que não foram migrados automaticamente podem verificar sua situação no link https://bit.ly/311IRfI e, caso estejam com problemas relacionados à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), os agricultores devem procurar o escritório regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) mais próximo ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais nos municípios onde suas declarações foram emitidas.

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de dezembro, para os agricultores do Sertão, e até 12 de fevereiro para os do Agreste. Esse também são os prazos para que os municípios inadimplentes com o programa quitem seus aportes com o programa para poderem participar desta edição do Garantia-Safra.

 

Os pagamentos dos boletos pelos trabalhadores rurais, que confirma sua adesão ao programa, podem ser realizados até o dia 30 de janeiro para os municípios do Sertão e até 30 de março para os do Agreste.

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA