14 de dezembro de 2020

Piscicultores de Sairé recebem assistência técnica do IPA para produção de tilápia

A piscicultura é o segmento que mais está crescendo em Sairé, município do Agreste Central de Pernambuco. Vários agricultores familiares estão trabalhando com a criação de tilápia no município, eles recebem orientação técnica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

 

Um dos ambientes utilizados para a criação é o tanque escavado para peixe, uma alternativa para criação e comércio de peixes com baixos impactos ambientais, onde abriga espécies cultivadas, possibilitando a reprodução e o crescimento saudável, além de facilitar a manutenção do reservatório.

 

De acordo com especialistas do IPA, Sairé tem facilidade para a produção dos peixes. “Nós temos uma condição de relevo adequada para a boa produção de tilápia, e também existem muitos olhos d’água”, ressaltou Paulo Henrique Sampaio, extensionista do IPA.

 

O agricultor José Eduardo e o pai Severino Cabral estão há pouco tempo na produção das tilápias. Eles fizeram seis tanques na propriedade da família, na zona rural de Sairé. “A gente está na expectativa para tirar umas 15 toneladas nestes seis tanques”, estimou Eduardo.

Fonte: Núcleo de Comunicação