18 de fevereiro de 2021

IPA realiza entrega de sementes de milho e sorgo forrageiro em Santa Maria da Boa vista e Cabrobó

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Kaio Maniçoba, realizou na manhã desta quinta-feira (18), o lançamento da entrega de sementes de milho e sorgo forrageiro em Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó, no Sertão do São Francisco. A semente é do Programa Campo Novo, que é gerenciado pelo IPA em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado.

Além do presidente do IPA, participaram da cerimônia de lançamento o secretário de Desenvolvimento Agrário Claudiano Martins, a deputada estadual Roberta Arraes, o secretário executivo de Agricultura Familiar Humberto Arraes, o prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, o gerente regional do IPA em Petrolina João Batista de Carvalho e o supervisor Carlos Possídio, além de vereadores, lideranças políticas  e agricultores.

Em Santa Maria foram entregues cerca de 11 toneladas, sendo 2.660Kg de sorgo e 8.360Kg de milho, destinados a mais de 800 famílias de agricultores. As sementes são destinadas às associações rurais, e em seguida repassadas aos agricultores familiares. A prioridade inicialmente é para os agricultores familiares inscritos no Programa Garantia Safra.

Esta é a primeira vez que o município de Santa Maria da Boa Vista recebe o lançamento do Programa Campo Novo no Sertão do São Francisco. “Essa decisão de fazer o lançamento em Santa Maria ocorreu devido a densidade territorial do município. Os agricultores estão animados nesse período de chuvas, e isso também deixa todos felizes”, avaliou o presidente do Instituto Agronômico.

Kaio Maniçoba anunciou os outros programas que serão implementados em Santa Maria, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Isso nos deixa animados para trabalhar ainda mais por Pernambuco e por Santa Maria”, garantiu.

Além de Santa Maria, também ocorreu a entrega de sementes de milho e sorgo em Cabrobó. No município foram entregues 5.290Kg de milho e 600Kg de sorgo, destinados  a 1300  famílias de agricultores. Kaio Maniçoba também anunciou o Programa de Aquisição de Alimentos em Cabrobó, que deve ser beneficiado nessa nova fase do programa.

Maniçoba dá continuidade à entrega de sementes no Sertão Itaparica, nesta sexta-feira (19), é a vez dos agricultores de Floresta e Itacuruba receberem os grãos de milho e sorgo.  Em Floresta são 3.350 Kg de sorgo e 8.630Kg de milho direcionados aos agricultores do município.

A distribuição foi iniciada pelo Sertão do Araripe, onde a estação chuvosa já está começando. Os agricultores receberam cerca de 148 toneladas de sementes, entre milho e sorgo. As sementes distribuídas têm potencial para proporcionar uma colheita de aproximadamente 35 mil toneladas de milho e de 744 mil toneladas de forragem (sorgo forrageiro) para alimentação animal.

A quantidade de massa verde colhida a partir do sorgo é suficiente para alimentar mais de 200 mil vacas em lactação, por um período de seis meses, reforçando a produção da bacia leiteira do Araripe. Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado.

Logo após o Araripe, 88 toneladas de sementes serão distribuídas no Sertão do São Francisco. Na sequência, o Sertão de Itaparica receberá 39,2 toneladas; o Sertão Central terá 46,6 toneladas; o Sertão do Pajeú receberá 125,2 toneladas; e o Sertão do Moxotó contará com 36,5 toneladas, sempre englobando milho e sorgo.

 

Fonte: Comunicação do IPA