11 de agosto de 2021

Tudo do Campo é nova atração da TV Cultura

A TV Pernambuco, emissora pública do Estado, se junta à rede de afiliadas da TV Cultura de São Paulo. Com a parceria, cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo a RMR, a Grande Caruaru e Petrolina, terão acesso aos principais programas do canal. Um avanço também para o Programa Tudo do Campo que deverá colaborar com a programação da rede nacional, passando a produzir conteúdo para o programa Agrocultura. A atração é uma produção da TV Cultura, em parceria com sua rede de afiliadas, e tem como proposta viajar o Brasil para mostrar o universo do homem do campo, por meio de suas tradições locais e trabalho nas áreas relacionadas à agricultura, à pecuária e ao agronegócio.

Produzido pelo Núcleo de Comunicação (NUC) do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em parceria com a TVPE, o Tudo do Campo é exibido aos domingos nos canais digitais da TVPE - Canal 46.1 no Recife e Região Metropolitana, Canal 12.1 em Caruaru, Canal 13.1 em Petrolina e nas Redes Sociais do IPA. “A proposta é trazer notícias relacionadas ao mundo agropecuário, agronegócio e novas tecnologias para o setor”, destaca Daniel Cruz, âncora e produtor do programa.

Também apresenta exemplos de experiências exitosas de agricultores, ações e pesquisas de empresas e universidades, além de ações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e órgãos vinculados – IPA, Adagro, Ceasa, Iterpe e Prorural. Além dos trabalhadores, o programa traz informações importantes para técnicos e pesquisadores, acadêmicos e a sociedade enquanto consumidores e contribuintes para manutenção das ações agronômicas em Pernambuco.

São cerca de 30 minutos no formato jornalístico com matérias, reportagens, entrevistas e quadros especiais. O jornalista Cláudio Gomes integra a equipe como repórter e na produção das matérias feitas no campo. A jornalista Kátia Pinto também colabora nas matérias produzidas.

PARCERIA - A assinatura do contrato ocorreu, na segunda-feira (9), com as presenças do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, do presidente da TV Pernambuco, Ivan Júnior, do presidente da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, José Roberto Maluf, e do diretor de Rede e Novos Negócios da TV Cultura, Fábio Borba.

O contrato prevê a exibição dos mais importantes programas da grade da Cultura - que inclui os jornalísticos Roda Viva, Jornal da Cultura, Jornal da Tarde e Manhattan Connection; as transmissões esportivas e o Revista do Esporte; o Sr. Brasil, #Provoca, Estação Livre e Repórter Eco; e infantis como o Quintal da Cultura. A afiliação ainda contempla as cooperações nas áreas de tecnologia, jornalismo, programação, produção e comercial.

Além disso, haverá uma cooperação técnica que possibilitará a implantação do sinal digital em Garanhuns, Arcoverde e Fernando de Noronha (TV Golfinho). A programação também poderá ser vista em Caruaru e mais cinco cidades do Agreste, além de Petrolina, no Sertão do Vale do São Francisco. Para José Roberto Maluf, a parceria da TV Cultura com a TV Pernambuco é um marco. "Agradeço pela oportunidade de levar a TV Cultura para dentro da TV Pernambuco. Vocês nos dão uma cobertura extraordinária, que em 2022 vai chegar a quase 90% do estado".

De acordo com o presidente da TV Pernambuco, Ivan Júnior, a emissora é a única que detém 60 concessões em um estado inteiro, ou seja, apenas ela é capaz de atingir 100% da população a partir de apenas um só sinal. Ivan ainda acrescenta: "A volta da TV Cultura à TV Pernambuco marca, na verdade, um encontro de objetivos. Objetivos muito claros e muito parecidos com a TV Cultura, que é promover a cultura, a educação, ou seja, direitos humanos."Segundo Fábio Borba, além de levar o conteúdo da TV Cultura para o estado nordestino, a ação propiciará que a cultura, os costumes e o turismo pernambucano estejam presentes na programação nacional, já que a Cultura hoje está presente em todo o País. “Eventos como o Carnaval de Recife e Olinda, o Festival de Inverno de Garanhuns e o São João de Caruaru poderão ser vistos na programação da TV Cultura e de suas afiladas”.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, diz: "A TV Pernambuco ganha com a ampliação do alcance do que é produzido pela nossa equipe pernambucana e, evidentemente, ao mesmo tempo ganha em nossa grade de programação os produtos de qualidade inquestionável produzidos pela TV Cultura, conhecidos no Brasil e no mundo inteiro".


 

Fonte: Núcleo de Comunicação