14 de setembro de 2021

Horta Escola do IPA recebe estudantes de Jaboatão dos Guararapes

Um grupo de alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Nestor Gomes de Moura de Jaboatão Velho, em Jaboatão dos Guararapes, visitou na manhã desta terça-feira (14), a Horta Escola do Instituto Agronômico de Pernambuco.

O extensionista Luciano Pereira recebeu os estudantes e repassou orientações, sobre o processo de manutenção da horta e destacou várias técnicas, assim como a da compostagem. A mistura gerada serve para enriquecer solos pobres em nutrientes, aumentar a capacidade de absorção das plantas, tornar o solo mais aerado e reduzir a erosão.

A visita proporciona aos alunos vivenciarem na prática o currículo escolar, bem como estimular a diversidade alimentar. A visita dos alunos foi acompanhada pelos professores Cinthya Cardone, Marcone José e Sueli Rosália. Os jovens estudantes receberam várias orientações de como montar, cuidar e manter uma horta comunitária. A experiência ajuda a promover práticas sustentáveis e criar nos estudantes uma rotina alimentar mais saudável.

A Horta Escola do IPA fortalece o Programa Horta em Todo Canto, que tem como objetivo fomentar entre as instituições do Governo do Estado a importância e a consciência do consumo e cultivo de alimentos saudáveis.

O sucesso de sua operacionalização servirá como observatório para que as pessoas possam adotar atitudes semelhantes em espaços diversos. O programa Horta em Todo Canto é coordenado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (CAISAN-PE). A iniciativa promove o cultivo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos em equipamentos da administração estadual.

Fonte: Núcleo de Comunicação