13 de outubro de 2021

CIPA realiza simulação de emergência na sede IPA

Alarme em ação e pressa para evacuar as salas. Foi esse o cenário no início do expediente desta quarta-feira (13), durante simulação de combate a incêndio,  na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

A simulação foi coordenada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). De acordo com o presidente da CIPA Eric Carvalho, a prática visa proporcionar aos funcionários condições para uma situação de emergências extremas semelhantes a uma real.

Os três andares do prédio foram evacuados num intervalo aproximado de 6 minutos. De acordo Silvana Lima, integrante da CIPA, e chefe  de Segurança do Trabalho do IPA, esse intervalo é considerado um tempo de resposta excelente.  “A simulação foi muito importante para o pessoal vivenciar uma situação próxima a real, nosso objetivo é dar continuidade e fazer mais simulados”, destacou.

 Ainda de acordo com Silvana Lima, o prédio do Instituto Agronômico possui 32 extintores, o que é suficiente para combater um incêndio provocado por um curto-circuito. Um simulado de emergência representa de forma realista uma situação de risco no ambiente de trabalho, fazendo com que os funcionários sigam os mesmos passos que devem ser seguidos em um caso real. O ponto de encontro externo é necessário que seja no local seguro e longe da localidade do incidente.

Foto: Adriano Manoel

Fonte: Núcleo de Comunicação