22 de novembro de 2021

Engenheiros de Pesca do IPA apresentam trabalho na XVII edição da FENACAM 2021

Os engenheiros de pesca e extensionistas rurais do IPA, órgão vinculado a secretaria de Desenvolvimento Agrário, participaram entre os dias 16 e 19 de novembro, da XVII edição de Feira Nacional do Camarão, a FENACAM 2021, que aconteceu em Natal - RN. Maviael Fonsêca, João Paulo Viana, Ivo Mendonça e Gilvan Lira, representaram Pernambuco e apresentaram o trabalho intitulado “Ordenamento produtivo na atividade aquícola em Itaparica.”

A FENACAM se consolidou como o maior evento técnico-científico e empresarial da área de aquicultura no Brasil, reunindo dezenas de instituições de pesquisa, universidades, empresas de ATER, empreendedores, estudantes e produtores de todo país, e também de países vizinhos, como Equador, Peru, Chile, Colômbia e Paraguai.

Segundo Mavial Fonsêca, que é Gerente do Departamento de Assistência Técnica – DEAT/IPA, os técnicos da instituição buscaram se integrar no sistema nacional e regional de inovação em aquicultura. “Nós tivemos acesso a tecnologias inovadoras desenvolvidas para superar os novos desafios do setor, visando a sustentabilidade da aquicultura no Brasil, sobretudo para a carcinicultura e a tilapicultura no Nordeste”, explicou.

Durante a programação, produtores, pesquisadores, investidores, consultores e técnicos de ATER se uniram para discutir e socializar soluções criativas com objetivo de aprimorar a cadeia produtiva, com ganho de produtividade, agregação de valor, redução nos custos de produção e uso de energia renovável; reduzir riscos, através de estratégias de prevenção e profilaxia das principais doenças; aumentar a sustentabilidade e competitividade, com a adoção de equipamentos mais eficazes e acessíveis, desenvolvimento de sistemas produtivos fechados e a adoção de protocolos de avaliação e monitoramento da sustentabilidade.

“Além de todo o aprendizado, e de ampliar a rede de relações institucionais e de integração técnica para a aquicultura, conseguimos atrair três empresas parceiras para participarem da Ala de Inovação Tecnológica no estande da Secretaria de Desenvolvimento Agrário durante a I AgroExpoNordeste,” completa Maviael.

A FENACAM 2021 contou com a participação de diversos especialistas do Brasil e do exterior, que abordaram temas contemporâneos e estratégicos para a aquicultura.

Temáticas

Entre os temas abordados no evento estão:

  1. Panorama da Produção Mundial de Aquicultura”, Carcinicultura, com destaque para as Oportunidades que o Gigantesco Trading Internacional de Frutos do Mar, pode oferecer para o Brasil;
  2. Avanços Tecnológicos na Maturação, Reprodução e Larvicultura de Camarões e Peixes;
  3. Atualidades Tecnológicos da Nutrição e da Genética, para a produção de matrizes e alimentos balanceados, com vistas a exploração sustentável de camarões marinhos, peixes e moluscos cultivados;
  4. As Boas Práticas de Manejo - BPM’s e as Medidas de Biossegurança, como ferramentas indispensáveis para a sustentabilidade das explorações aquícolas, tanto para o camarão marinho, como para as demais espécies aquícolas cultivadas;
  5. Apresentação Diferenciada, Agregação de Valor e Aspectos Mercadológicos dos produtos aquícolas produzidos no Brasil; (6) O Papel das Mídias Digitais, na Promoção, Comercialização e Distribuição de Produtos Aquícolas no Contexto do seu Consumo no Mercado Interno e Mercado Global de Frutos do Mar.

Fonte: Núcleo de Comunicação