27 de novembro de 2021

IPA participa do III Festival de Cabra Leiteira em Sanharó

Os extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participaram do III Festival Cabra de Leite na comunidade Barriguda, na zona rural de Sanharó. Criadores de caprinos dos municípios de Sanharó, Belo Jardim, Venturosa e Alagoinha participaram do torneio leiteiro.

Além do IPA, o evento contou com a participação da ADAGRO (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco), do CEDAPP (Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor), e de associações, conselhos municipais e secretarias de agricultura dos municípios.

O extensionista do IPA, Marcelo Arisson, ressaltou a importância do festival para os agricultores familiares. “É um evento que fortalece a economia do município e incentiva os criadores de caprinos. O IPA tem um papel fundamental nesse fortalecimento e sempre estamos trabalhando para auxiliar da melhor maneira o homem e a mulher do campo”, disse.

O evento teve inicio na quarta-feira (24) e se encerra neste sábado (27). Durante os dias do evento foram realizadas duas ordenhas, a primeira às 6h e a segunda às 18h. O produtor rural proprietário do animal que produziu a maior quantidade de leite durante os três de torneio será premiado.

Na sexta-feira (26), a nutricionista da rede municipal de ensino de Sanharó, Ana Cristina de Freitas, ministrou uma palestra sobre as potencialidades nutricionais do queijo de cabra, que incluíram temáticas sobre a elaboração de Produtos Lácteos, visando aprimorar as técnicas de fabricação de produtos derivados do leite de cabra, entre eles: queijo ricotone, queijo defumado, requeijão, danete, chocolate quente e doce de leite.

Fonte: Núcleo de Comunicação