Folhetos explicativos

O QUE É BS1?

É um inseticida biológico à base da bactéria Bacillus sphaericus, que mata as larvas da muriçoca, transmissora da filariose.

COMO ATUA O BS1?

As larvas ao ingerirem a toxina da bactéria, sofremalterações no tubo digestivo, ocasionando infecção generalizada, paralisia geral e morte.

QUAIS AS VANTAGENS DO BS1?

  • Não é tóxico para o homem, plantas e animais domésticos.
  • Não polui o meio- ambiente, nem deixa resíduos tóxicos nos criadouros.
  • É reciclável em ambientes aquáticos, oferecendo boa persistência, reduzindo o número de aplicações e o custo de controle.
  • Melhora a saúde e o bem-estar da população, por reduzir os índices microfilarêmicos e os incômodos provocados pela picada do inseto.

COMO APLICAR O BS1?

O BS1 deve ser aplicado sobre a superfície da água dos criadouros (fossas, caixas de inspeção , valetas, canaletas, canais etc. ), onde haja a ocorrência do inseto. A aplicação do produto é realizada através de pulverizadores costais (10, 15 ou 20 litros), em dosagens que variam de 10 a 40ml/m2 , na dependência do tipo de criadouro e da carga de poluição. O efeito larvicida do BS1 é observado após 48 horas da aplicação, quando se comprova a mortalidade das larvas.

COMO CONSERVAR O BS1?

O produto deve ser mantido em refrigerador a uma temperatura em torno de 5ºC e transportado em caixa de isopor com gelo.

COMO ADQUIRIR O BS1?

O BS1 é adquirido no Laboratório de Produção de Bioinsumos da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária- IPA/Sede, através de solicitação oficial de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Estado, interessadas em aplicar o produto.

QUAIS AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO DO BS1?

A produção do BS1 é feita através de parceria entre o IPA, a UFPE e o CPqAM, cabendo a cada instituição:

  • Produção do BS1 - Laboratório de Produção de Bioinsumos do IPA;
  • Apoio científico - Departamento de Antibióticos da UFPE e Departamento de Entomologia do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/FIOCRUZ).

QUAIS AS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELA APLICAÇÃO DO BS1?

Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Fundação Nacional de Saúde-FNS