O QUE É DESMAMA PRECOCE?
                                Desmama  precoce é a suspensão do fornecimento de leite ao bezerro, quando este  completa seis a oito semanas de vida. Esta técnica pode ser adotada  tanto em bezerros criados em aleitamento artificial quanto em  aleitamento natural. 
                                O QUE É ALEITAMENTO ARTIFICIAL?
                                Aleitamento  artificial é aquele através do qual os bezerros recebem sua dieta  líquida por meio de baldes ou mamadeiras. Com o uso do aleitamento  artificial é possível controlar melhor a quantidade de leite fornecida  aos bezerros, além de facilitar o manejo da ordenha. 
                                O QUE É ALEITAMENTO NATURAL?
                                Aleitamento  natural é aquele através do qual os bezerros obtêm sua dieta líquida  através de amamentação. Este sistema de amamentação pode ser feito de  duas formas: aleitamento simples, que consiste em cada vaca amamentar  seu próprio filho e aleitamento múltiplo, com a utilização de  vacas-amas que amamentam o seu próprio e outros bezerros "enteados".
                                 
                                QUAIS AS VANTAGENS DA DESMAMA PRECOCE ?
                                A  principal vantagem da desmama precoce é de ordem econômica, por  baratear o custo com a alimentação dos bezerros e propiciar maior  quantidade de leite para a venda. Considerando os preços do leite e do  concentrado ora praticados no mercado, o sistema de desmama precoce que  vem sendo adotado na Estação Experimental de São Bento do Una  proporciona uma redução de cerca de 45% no custo com a alimentação dos  bezerros, em comparação com o sistema de desmama convencional, que  ocorria aos seis meses de idade. Outras vantagens da desmama precoce  são a redução da mão-de-obra na alimentação e a diminuição dos  problemas digestivos dos bezerros.
                                 
                                DE QUE DEPENDE O SUCESSO DE UM PROGRAMA DE DESMAMA PRECOCE?
                                O  sucesso de um programa de desmama precoce depende fundamentalmente do  fornecimento de um concentrado adequado e de um volumoso de boa  qualidade. Além disso, depende também do manejo e dos cuidados  dispensados aos bezerros, pois, caso contrário, a economia conseguida  com a utilização de menores quantidades de leite será anulada pela  elevação da taxa de mortalidade. 
                                 
                                QUANDO PROCEDER À DESMAMA PRECOCE? 
                                De um modo  geral, os bezerros criados em aleitamento artificial podem ser  desmamados com seis a oito semanas de idade, e os criados em  aleitamento natural, desmamados com oito a dez semanas. Em ambos os  sistemas, a desmama poderá ser realizada quando os bezerros estiverem  consumindo entre 700 e 800 gramas de concentrado/dia, por três dias  consecutivos. A suspensão do fornecimento do leite deverá ser feita  preferencialmente de forma abrupta, ou seja, de uma sé vez. Os bezerros  deverão receber o concentrado até completarem, no mínimo, seis meses de  idade.
                                 
                                COMO PROCEDER À DESMAMA PRECOCE COM BEZERROS CRIADOS EM ALEITAMENTO ARTIFICIAL?
                                Logo  após o nascimento, os bezerros deverão receber o colostro no balde  durante os três primeiros dias de vida. Entre quatro e oito dias de  idade, eles devem receber o leite (três a quatro litros) divididos em  dois aleitamentos diários. A partir desta idade e até o desaleitamento,  o fornecimento do leite poderá ser feito uma vez por dia, pela manhã ou  à tarde. Esta técnica permite desaleitar os bezerros mais cedo ou  aumentar a segurança do desaleitamento, já que os animais aleitados uma  vez por dia consomem maiores quantidades de concentrado. Os bezerros  deverão ter também, à sua disposição, um bom volumoso, que poderá ser  feno ou capim picado, a partir da segunda semana de idade. Para induzir  o bezerro a consumir concentrado mais cedo, basta colocar uma pequena  porção deste no fundo do balde, ao final da refeição líquida,  permitindo ao animal lamber a pasta assim formada.
                                 
                                COMO PROCEDER À DESMAMA PRECOCE EM BEZERRROS CRIADOS EM ALEITAMENTO NATURAL?
                                Um  sistema de aleitamento natural que vem sendo praticado com sucesso  consiste em reservar aos bezerros, no primeiro mês de vida, o leite de  uma teta. A partir do segundo mês de idade e até o desaleitamento, os  bezerros só receberão o leite residual, ou seja, só mamarão após a  ordenha das quatro tetas. Os bezerros permanecem com as mães somente no  momento das ordenhas, para que possam mamar. Neste tipo de aleitamento,  é imprescindível que os bezerros tenham à sua disposição concentrado e  volumoso, a partir da segunda semana de idade. 
                                 
                                COMO A DESMAMA PRECOCE INTERFERE NA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DAS MATRIZES?
                                Esta  prática, evidentemente, só interfere na eficiência reprodutiva das  matrizes quando os bezerros são criados em aleitamento natural. Neste  caso, a desmama antecipada terá como conseqüência a redução do período  de aleitamento, permitindo às fêmeas recuperação mais rápida e  propiciando-lhes condições para entrarem em cio mais cedo.
                                 
                                CUSTO COM ALIMENTAÇÃO DE BEZERROS LEITEIROS, CRIADOS EM ALEITAMENTO ARTIFICIAL, NOS SEIS PRIMEIROS MESES DE VIDA