Publicaes | Folhetos Explicativos



Cultura da mandioca

Almir Dias Alves da Silva e Elton Oliveira Santos

COMO SE DIFERENCIA A MANDIOCA DA MACAXEIRA?

Através da determinação do teor de ácido cianídrico (HCN) nas raízes da planta, sendo mandioca quando exceder 50 partes por milhão de HCN.

QUAL A MELHOR ÉPOCA DE PLANTIO?

A melhor época de plantio é o início do período chuvoso, o que é de fundamental importância para assegurar uma boa produtividade.

COMO DEVE SER FEITA A ESCOLHA DA VARIEDADE PARA PLANTIO?

A escolha da variedade é uma decisão muito importante. Deve-se observar bem as características das diversas variedades recomendadas, porque elas afetam a condução da lavoura, o rendimento das raízes e até a comercialização. Deve-se ter o cuidado de só plantar em cada região as variedades para ela recomendadas.

QUAIS AS VARIEDADES RECOMENDADAS PARA O SERTÃO, AGRESTE E MATA DE PERNAMBUCO?

Sertão -Trouxinha, Manipeba Branca, Cariri, Isabel de Souza, Milagrosa, Sempre Verde e Pernambucana.

Agreste – Cruvela, Pai Antônio, Campinas, Cambadinha, Milagrosa, Isabel de Souza e Pacaré.

Mata – Verdinha, Roxinha, Passarinha, Landir, Flor do Amazonas, Cruvela e Vira Barco.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS IDEAIS DAS MANIVAS-SEMENTES?

As manivas-sementes devem ser sadias e fortes, ter idade entre 10 e 14 meses, diâmetro de dois a três centímetros e possuírem cinco a sete gemas perfeitas. O tamanho pode variar de 15 a 20cm, independente da cultivar, e devem ser obtidas do terço médio da planta, eliminando-se as partes mais verdes e as mais lignificadas. Não devem ser aproveitadas manivas de plantas doentes.

QUAL A QUANTIDADE NECESSÁRIA DE MANIVAS PARA PLANTAR UM (1) HECTARE?

São necessários entre 5,0 a 6,0m3 sendo que cada metro cúbico pesa aproximadamente 150Kg, e pode fornecer de 2.500 a 3.000 manivas de 20cm de comprimento.

COMO É FEITO O PLANTIO DA MANDIOCA?

Pode-se usar o espaçamento em fileiras simples (1,00 x 0,60m) ou o espaçamento em fileiras duplas ( 2,00 x 0,60 x 0,60m); em ambos os casos, podem ser utilizadas covas rasas, matumbos, sulcos ou leirões.

EM QUE POSIÇÕES AS MANIVAS-SEMENTES DEVEM SER PLANTADAS?

Pode-se usar as manivas em três posições distintas: vertical, inclinada e horizontal. A mais utilizada é a horizontal, cujas manivas são colocadas ao longo do sulco e totalmente cobertas com terra.

QUANDO SE RECOMENDA A ADOÇÃO DO SISTEMA DE PLANTIO EM FILEIRA DUPLA?

Recomenda-se o plantio em fileiras duplas, quando há necessidade do consórcio da mandioca com outras culturas.

QUAIS OS PRINCIPAIS ARRANJOS BÁSICOS DA MANDIOCA COM OUTRAS CULTURAS?

Recomenda-se para a mandioca o sistema de fileiras duplas utilizando-se o espaçamento de 2,00 x 0,60 x 0,60m, com as filas dispostas no sentido leste-oeste, a fim de permitir um melhor aproveitamento da luz.

Sugestões alternativas de consórcio

  1. mandioca x feijão mulatinho (arranca)
  2. mandioca = 2,00 x 0,60 x 0,60m

    feijão = 0,75 x 0,50 x 0,50 m

    obs.: duas filas de cada, alternadamente

  3. mandioca x feijão macassar (de corda)
  4. mandioca = 2,00 x 0,60 x 0,60m

    feijão = 0,75 x 0,50 x 0,50m

  5. mandioca x milho
  6. mandioca = 2,00 x 0,60 x 0,60m

    milho = 1,00 x 0,50m.

COMO PROCEDER SE HOUVER NECESSIDADE DE EFETUAR A CALAGEM?

A distribuição de calcário ou calagem deve ser feita dois a três meses antes do plantio e sempre de acordo com a análise de solo.

COMO É FEITA A ADUBAÇÃO NA CULTURA DA MANDIOCA?

A adubação química é feita mediante recomendação da análise de fertilidade do solo. Na adubação orgânica, pode-se aplicar (dependendo da disponibilidade), 15 a 20 toneladas por hectare de estrume de curral, que deverão ser incorporadas à área de cultivo antes do plantio.

QUANDO REALIZAR A PODA NA CULTURA DA MANDIOCA?

A poda pode ser realizada quando houver necessidade de manivas para plantio ou quando a cultura for acometida de pragas e doenças que exijam a adoção dessa prática. No primeiro caso, a planta deve ser podada 15 a 20cm acima do solo entre o 10o e o 12o mês, procedendo-se à colheita das raízes quatro a seis meses depois. No segundo caso, a poda visa a eliminar as partes afetadas da planta, que deverão ser encoivaradas e queimadas.

QUAIS AS PRAGAS MAIS IMPORTANTES DA CULTURA DA MANDIOCA E COMO CONTROLÁ-LAS ?

  • Formiga de roça (cortadeira) - esta pode ser controlada através de iscas formicidas ou aplicando o inseticida diretamente no formigueiro. Recomenda-se utilizar formicidas líquidos durante o inverno e em pó ou granulado, no verão.
  • Mandarová – o combate deve ser efetuado com inseticidas carbanatos e piretróides, logo após o aparecimento da praga.
  • Ácaros – o combate deve ser realizado com Kilval, clorobenzilato ou similares, na dosagem recomendada pelo fabricante.
  • Cochonilha – no caso de ataque severo, realizar a poda, eliminar a parte afetada e queimá-la para evitar reinfestações

QUAIS AS DOENÇAS MAIS IMPORTANTES DA CULTURA DA MANDIOCA E COMO CONTROLÁ-LAS?

As doenças que causam os maiores danos à cultura são: podridões radiculares (diversos agentes), antracnose, manchas foliares, ferrugem e cinzas.

Controle:

  1. Podridões das raízes - erradicar as plantas atacadas e suspeitas e queimá-las; rotação de cultura; quando possível, aplicar 1.000Kg/ha de calcário; evitar solos argilosos, rasos e mal drenados; evitar o plantio das variedades mais susceptíveis.
  2. Outras doenças - seleção de manivas sadias, no plantio; proceder ao tratamento das manivas–sementes; queimar os restos da cultura anterior; evitar o plantio das variedades mais susceptíveis.

COMO É FEITA A COLHEITA DA MANDIOCA?

A colheita é feita manualmente, usando-se o facão para podar as manivas e a enxada para retirar as raízes ou pedaços destas que ficaram no solo por ocasião do arranquio. Um homem colhe entre 800 a 1.400kg de raízes por dia, dependendo das características das cultivares, da textura do solo e da sua própria habilidade.

QUAIS AS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DA MANDIOCA?

São as mais diversas. Elas vão desde a alimentação humana e animal até as mais diferentes aplicações industriais.

QUAL A PRODUÇÃO ESPERADA DA MANDIOCA?

Seguindo estas recomendações e as condições climáticas apresentando-se favoráveis, a produção de raiz de mandioca poderá alcançar de 20 a 25 toneladas por hectare. Utilizando-se os sistemas de cultivo tradicionais, a produtividade fica entre 8 e 12t/ha.


<< Voltar

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200