CULTIVO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO IRRIGADO EM PERNAMBUCO
Ivan Souto de Oliveira Júnior, Vital Artur de Lima e Sá e Fernando Chaves Lins
QUAL O SOLO IDEAL PARA O SEU CULTIVO?
Deve-se dar preferência aos solos profundos, mais ou menos planos e que não encharquem com facilidade.
COMO PREPARAR A ÁREA PARA O PLANTIO?
Em terrenos não trabalhados, deve-se realizar a limpeza da área, que consiste na broca, destoca, retirada da lenha e enleiramento dos restos culturais. Posteriormente, deve-se efetuar a aração, seguida de gradagem, para o completo destorroamento do terreno. Em áreas que já vêm sendo trabalhadas, proceder à aração, seguida de gradagem.
QUAL A ÉPOCA INDICADA PARA O PLANTIO?
Realizar o plantio no final do período chuvoso.
COMO DEVE SER FEITO O PLANTIO?
No sistema manual, o plantio é feito em covas abertas com o uso da enxada ou da matraca. No sistema mecanizado, pode-se usar a plantadeira à tração animal ou puxada a trator.
QUAL O GASTO COM SEMENTES?
Gasta-se em torno de 20kg/ha para as sementes cobertas com linter. Com o uso de sementes deslintadas, a quantidade pode ser reduzida à metade. Para se evitar a prática do desbaste, deve-se utilizar sementes de elevado poder germinativo.
COMO FAZER A ADUBAÇÃO?
A adubação química deve ser realizada de acordo com a análise de fertilidade do solo. A aplicação do fósforo e do potássio deve ser feita no ato do plantio. O nitrogênio deve ser parcelado em três aplicações, sendo a primeira no plantio e as demais aos 25 e 50 dias após a emergência das plantas. Quanto à adubação orgânica, recomenda-se utilizar 20 toneladas por hectare de esterco de curral bem curtido, caso haja disponibilidade desse produto na fazenda.
QUAL O ESPAÇAMENTO IDEAL?
A quantidade de plantas por área é fator importante para a produção. Os espaçamentos recomendados são de 1,00 x 0,20m ou 1`,00 x 0,15m com duas plantas por cova. Em se tratando de fileiras duplas, recomenda-se o espaçamento de 0,60 x 0,40 x 0,30m.
QUAIS AS VARIEDADES RECOMENDADAS?
CNPA 7 H, CNPA 8 H e CNPA Precoce 2.
COMO REALIZAR AS CAPINAS?
Manter a cultura no limpo nos primeiros 60 dias. As capinas podem ser efetuadas com o uso da enxada, com cultivador à tração animal ou tratorizada e também com o uso de herbicidas (Diuron, Glifosate, etc).
Antes de aplicar o herbicida, recomenda-se procurar a orientação de um técnico, pois as dosagens dos produtos variam de acordo com a textura do solo.
QUAIS AS PRINCIPAIS PRAGAS E COMO CONTROLÁ-LAS?
A broca da raiz, o pulgão, o curuquerê, o bicudo, a lagarta da maçã, a lagarta rosada, o mosquito e a mosca-branca. Para a sua identificação e controle, recomenda-se ao agricultor procurar orientação junto aos serviços de assistência técnica e extensão rural.
COMO CONVIVER COM O BICUDO?
- Plantar variedades de ciclo curto (precoces).
- Plantar os campos na mesma época.
- Realizar semanalmente a catação e destruição dos botões florais e maçãs caídas ao solo.
- Efetuar pulverizações preventivas nas bordaduras do campo para evitar a entrada do bicudo, tão logo apareçam os primeiros botões florais.
- Pulverizar todo o campo quando 10% dos botões florais estiverem atacados.
- Arrancar, encoivarar e queimar os restos culturais, no máximo 30 dias após a colheita.
Obs.: geralmente o ataque inicial do bicudo ocorre em reboleiras (focos), devendo-se nesse caso, efetuar a catação dos botões florais e aplicar inseticidas.
QUAIS AS PRINCIPAIS DOENÇAS E COMO CONTROLÁ-LAS?
A fusariose e a antracnose. O uso de variedades resistentes e o manejo adequado da irrigação, são as principais medidas preventivas recomendadas para o controle dessas doenças.
QUAL O SISTEMA DE IRRIGAÇÃO INDICADO?
Pode ser utilizado qualquer sistema de irrigação, desde que se leve em consideração a quantidade e a qualidade da água, o clima e o solo.
COMO E QUANDO IRRIGAR?
Realizar uma irrigação antes do plantio, de modo a permitir uma boa germinação. Em seguida, efetuar irrigações freqüentes com pequenas lâminas de água. Aos 30 dias após a germinação, a irrigação deve ser feita tomando-se por base os primeiros sintomas de murchamentos das plantas, observados entre 9 e 9h30 da manhã ou fazer uma irrigação semanal com 350 mil litros de água por hectare, o que corresponde a uma lâmina de 35mm. Irrigar sempre no começo da manhã ou à tardinha. A irrigação deve ser suspensa quando da abertura dos primeiros capulhos.
COMO E QUANDO REALIZAR AS COLHEITAS?
A primeira colheita deve ser feita quando 50% dos capulhos já estiverem abertos. O recomendado é se fazer duas colheitas, tendo-se o cuidado de evitar esta operação em dias chuvosos ou quando os capulhos estiverem úmidos. Utilizar sempre sacos de algodão para efetuar as colheitas.
QUAL O RENDIMENTO MÉDIO DO ALGODÃO IRRIGADO?
As cultivares recomendadas têm um potencial genético para produzir acima de 3.000kg/ha de algodão em caroço.
COMO DEVE SER REALIZADO O ARMAZENAMENTO?
Em galpões cobertos, ventilados e livres de contato com animais, fibras sintéticas e outras impurezas que possam depreciar o produto.
<< Voltar
|