Publicaes | Folhetos Explicativos



CAPIM BUFFEL 
Ivan Souto de Oliveira Júnior e Valderedes Martins da Silva

 

O QUE É CAPIM BUFFEL?

É uma gramínea forrageira, que apresenta grande adaptação às condições climáticas adversas do Semi-Árido nordestino, com boa capacidade de rebrota e excelente palatabilidade.

 QUAL O TIPO DE SOLO IDEAL PARA O SEU PLANTIO?

 Adapta-se melhor em solos leves e profundos, podendo também se desenvolver satisfatoriamente em solos argilosos, desde que não sofram encharcamento.

 COMO PREPARAR A ÁREA PARA O PLANTIO?

       A implantação de pasto cultivado em Zonas Semi-Áridas do Nordeste, tem demonstrado, de um modo geral, que é mais fácil estabelecer o capim buffel em áreas de caatinga recém-desmatadas. O desmatamento manual com queima uniforme, tem revelado ser mais eficiente e de menor custo quando comparado ao desmatamento mecânico, principalmente pela conservação da camada mais superficial do solo.

 COMO PLANTAR O CAPIM BUFFEL?

        O plantio normalmente é realizado por sementes, sendo de um modo geral manual. A semeadura pode ser efetuada em covas, sulcos ou a lanço, quando realizada no período chuvoso. Também poderá ser realizada no final do período seco, desde que em covas abertas, com pouca ou mesmo nenhuma cobertura de solo.

 QUAIS AS VARIEDADES MAIS RECOMENDADAS?

        Americano, Biloela, Gayndah e Aridus.

 QUAL O ESPAÇAMENTO RECOMENDADO?

             No plantio em covas adotar o espaçamento de 1,0 x 0,50m. Em se tratando de sulcos, a distância entre eles pode variar de 0,50 a 1,0m, colocando-se em torno de 70 sementes por metro linear.

 QUAL O GASTO COM SEMENTES?

       No plantio manual em covas ou sulcos, gastam-se 10 a 15 quilos de sementes para plantar um hectare. O uso da semeadura a lanço, embora seja mais rápido e barato, deve ser recomendado para grandes áreas. Para se obter uma boa germinação, as sementes de buffel devem ser plantadas pelo menos seis meses após colhidas, em razão da dormência fisiológica que apresentam. Normalmente, os produtores utilizam as sementes colhidas no ano anterior para o plantio de novas áreas.

O QUE É DORMÊNCIA FISIOLÓGICA DA SEMENTE?

       É a dificuldade que a semente tem para germinar, o que acarreta baixa percentagem de nascimento.

COMO REALIZAR A ADUBAÇÃO?

       A adubação química deve ser realizada de acordo com o resultado da análise de fertilidade do solo. No entanto, estudos demonstraram que o uso da adubação à base de fósforo, acelera o crescimento do sistema radicular das plantas novas, o que é bastante desejável nas regiões semi-áridas. No caso da adubação orgânica, a quantidade recomendada depende da disponibilidade de esterco na propriedade.

COMO REALIZAR O CONTROLE DAS ERVAS DANINHAS?

      Pode ser manual, mecânico ou químico. No controle manual é comum o uso da enxada, roçadeira, foice, estrovenga e chibanca, entre outros. No controle mecânico é utilizada a roçadeira acoplada ao trator, e no químico, utilizam-se herbicidas específicos. A utilização de fogo controlado pode ser realizada a cada três ou quatro anos, em áreas de topografia plana à suave-ondulada.

QUAL A PRODUTIVIDADE MÉDIA DO CAPIM BUFFEL?

       Como toda cultura, varia de acordo com as condições do clima e do solo da região. No entanto, produtividades de 4 a 12 toneladas de matéria seca/ha/ano têm sido obtidas no Semi-Árido nordestino.

QUAL A CAPACIDADE DE LOTAÇÃO EM UM PASTO CULTIVADO COM O CAPIM BUFFEL?

       Em torno de 0,8 a 1,0 cabeça/ha/ano de bovinos em crescimento, adotando-se o   regime de pastejo contínuo. Esta variação é conseqüência direta do estado da pastagem, das condições do solo e da quantidade e distribuição de chuvas no local. Nas regiões tropicais, as pastagens formadas com o capim buffel podem proporcionar ganho de peso diário variando de 200 a 400g/animal.

 QUAL A FORMA DE SE UTILIZAR O CAPIM BUFFEL NA ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS?

       Além do pastejo direto, pode também ser utilizado na forma de feno. O melhor feno é obtido quando a parte aérea das plantas  encontra-se com cerca de 35 dias. Este é o período em que o teor de proteína bruta na planta  apresenta-se mais elevado.

QUAL O MANEJO ADEQUADO PARA UMA PASTAGEM DE CAPIM BUFFEL?

       A preservação total ou parcial do capim buffel durante o período chuvoso, associado ao uso da caatinga, é uma prática que tem revelado bons resultados. Essa associação, além de preservar a caatinga, possibilita o aproveitamento do seu elevado potencial forrageiro durante a época chuvosa.

QUAL A PRODUÇÃO DE SEMENTES DE CAPIM BUFFEL?

            A quantidade de sementes produzidas varia de 50 a 150kg/ha, dependendo das condições do clima, do solo da região e da intensidade de pastejo.

 

<< Voltar

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200