Publicações | Folhetos Explicativos



CULTIVO DA GOIABEIRA NA CHAPADA DO ARARIPE
Josué Francisco Silva Júnior, João Emmanoel Fernandes Bezerra, José Alves Tavares e Ildo Eliezer Lederman

QUAIS AS VARIEDADES INDICADAS PARA PLANTIO NA REGIÃO?

  • Red Selection of Florida.1 – variedade de polpa vermelha, de origem norte-americana que produz frutos arredondados e de excepcional qualidade. Entre os materiais introduzidos na Chapada do Araripe, foi o que reuniu as melhores características agronômicas, apresentando uma produção média de 103kg/planta/ano.
  • IPA B-22.1 – seleção proveniente de Pernambuco, com frutos também de polpa vermelha e de boa qualidade, apresentando uma produção média de 114kg/planta/ano.
  • Pentecostes.3 – seleção originária do Ceará, apresenta frutos de polpa amarelada e de sabor doce, próprios para consumo in natura; a planta é muito produtiva, com uma média 121kg de frutos/ano.

COMO É FEITA A MULTIPLICAÇÃO DA GOIABEIRA?

 A goiabeira pode ser propagada por meio de enxertia do tipo borbulhia de placa em janela aberta, ou ainda por estacas de ramos. A multiplicação por semente não é recomendável, por não garantir as características da variedade.

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS NA HORA DE ADQUIRIR AS MUDAS?

 As mudas devem ser adquiridas de viveiristas registrados. Mudas sem procedência podem comprometer a futura produção do pomar, além de espalhar doenças e, principalmente, um tipo de verme denominado nematóide, que ataca as raízes.

 QUAIS OS ESPAÇAMENTOS RECOMENDADOS?

 Recomenda-se o espaçamento  6 x 6m (277 plantas/ha), no  entanto em muitas regiões produtoras utiliza-se  6 x 5m (333 plantas/ha).

QUAL A ÉPOCA IDEAL PARA O PLANTIO?

O plantio deve ser feito no início das chuvas,  o que normalmente ocorre a partir de dezembro.

COMO DEVE SER FEITO O PLANTIO E QUAIS OS PROCEDIMENTOS  A ADOTAR?

 O plantio é feito em covas com as dimensões de   0,50 x 0,50 x 0,50m ou 0,60 x 0,60 x 0,60m. Em seguida, a muda deve ser tutorada, com a finalidade de evitar o seu tombamento. As mudas devem ser irrigadas na época mais seca, até a sua completa adaptação ao local onde foram plantadas. Além disso, deve-se colocar restos de cultura ou palha seca como cobertura, a fim de conservar a umidade do solo e diminuir o crescimento do mato.

 COMO FAZER PARA DIMINUIR A AÇÃO DOS VENTOS FORTES?

 Deve-se fazer quebra-ventos, uma vez que  os ventos fortes podem prejudicar a boa formação da copa da planta.

 O QUE É  CALAGEM E COMO FAZER PARA APLICAR O CALCÁRIO?

A calagem consiste na aplicação de calcário para eliminar o efeito nocivo da acidez e fornecer os nutrientes cálcio e magnésio às plantas. Como os solos da Chapada do Araripe são bastante ácidos e pobres em nutrientes, normalmente a análise de solo recomenda a utilização de calcário dolomítico, que deve ser aplicado em todo o terreno,  60 dias antes do plantio.

COMO DEVE SER REALIZADA A ADUBAÇÃO ORGÂNICA?

 Deve ser realizada utilizando-se qualquer adubo orgânico disponível. O mais usual é o esterco bovino, que pode ser aplicado na dosagem de 20 litros por cova. Essa quantidade deve ser repetida, pelo menos uma vez a cada ano.

COMO DEVE SER  FEITA A ADUBAÇÃO MINERAL NO PRIMEIRO ANO?

 Após a análise do solo, seguir a recomendação de adubação da Comissão Estadual de Fertilidade do Solo. O fósforo deve ser colocado de uma só vez no fundo da cova, enquanto o nitrogênio e o potássio, são divididos em três partes e aplicados em cobertura durante a estação chuvosa.

 E NOS ANOS SEGUINTES?

 A partir do segundo  ano, as  adubações devem ser feitas na projeção da copa, incorporando-se os adubos ao solo. Como no primeiro ano, a aplicação dos adubos  à base de nitrogênio e potássio, deve  ser feita em três aplicações: início, meado e final das chuvas. O fósforo deve ser aplicado de uma só vez, por ocasião da primeira aplicação  do nitrogênio e do potássio.

DEVE-SE REALIZAR A PODA?

 Sim. A goiabeira responde muito bem às podas, as quais devem ser realizadas na sua implantação (poda de formação) e continuadas nos anos seguintes (podas de limpeza, abertura da copa, eliminação dos ramos rasteiros e redução do porte). As podas devem ser feitas ao final da  época seca.

COMO É FEITO O CONTROLE DO MATO?

 O controle do mato deve ser feito realizando-se o coroamento manual na projeção da copa e roçagens nas entrelinhas.

 PODE-SE PLANTAR OUTRAS CULTURAS NAS ENTRELINHAS DA GOIABEIRA?

 Nos primeiros anos, pode-se plantar feijão ou milho, ou ainda qualquer cultura de ciclo curto, como cultivos secundários, para aproveitamento dos espaços nas entrelinhas.

QUAIS AS PRAGAS MAIS IMPORTANTES DA CULTURA NA REGIÃO E COMO CONTROLÁ-LAS?

 As pragas mais freqüentes são aquelas que causam sérios prejuízos ao fruto, principalmente o gorgulho-da-goiabeira e a mosca-das-frutas. O controle deve ser iniciado logo após a formação do fruto, com inseticidas à base de Fenthion (100mL) do produto comercial /100L de água), Trichlorfon (300mL do p.c./100L de água) e Parathion methyl (100mL do p.c./100L de água). Outro inseto que pode causar prejuízos é o psilídeo, que ataca as folhas, provocando o seu enrolamento. Os mesmos produtos citados anteriormente também controlam essa praga.

 QUAIS AS DOENÇAS MAIS IMPORTANTES DA CULTURA NA REGIÃO?

 Não se tem observado a ocorrência de doenças sérias na Chapada do Araripe.

QUAL A ÉPOCA DE PRODUÇÃO?

 Na Chapada do Araripe, o período de produção inicia-se em fevereiro e vai até julho;  no entanto os picos ocorrem nos meses de abril e maio. Essa Região apresenta a vantagem da  colheita ocorrer na época de entressafra das outras áreas produtoras.

QUAL O RENDIMENTO MÉDIO ESPERADO?

 A produtividade pode atingir até 40t/ha, em plantas com sete anos de idade, adotando-se o espaçamento de 6 x 6m.

COMO PROCEDER À COMERCIALIZAÇÃO?

 Recomenda-se que antes de iniciar o plantio, o produtor identifique os possíveis compradores da sua produção.

<< Voltar