Publicaes | Folhetos Explicativos



Palma adensada 

O QUE É PALMA ADENSADA?

É a palma plantada usando-se espaçamento entre fileiras e raquetes, menor que os normalmente adotados pelos criadores, obtendo-se com isso uma maior produção de forragem por área.

COMO CULTIVAR A PALMA ADENSADA?

  • Escolha do terreno – a palma deve ser plantada em solos leves (argiloso-arenosos), não sujeitos a encharcamento e, se possível, evitar terrenos com muitas pedras, pois dificultam as limpas e aumentam as despesas;
  • preparo da área – realizar a aração ou gradagem do terreno com trator ou à tração animal, a critério do criador; proceder à abertura dos sulcos destinados ao plantio das raquetes, utilizando o espaçamento de um metro linear entre sulcos com uma profundidade em torno de 20 centímetros.
  • plantio - efetuar o plantio das raquetes, enterrando-as no sulco até a metade do seu tamanho, para que fiquem firmes no solo; adotar o espaçamento de um metro entre as fileiras e 25 centímetros entre as raquetes.
  • adubação - prática indispensável no cultivo da palma adensada:
  • adubação orgânica – se o criador dispuser de esterco de curral ou de caprinos e for utilizar o plantio em sulcos, recomenda-se distribuir ao longo destes, dois a três quilos de esterco por metro linear (metro corrido); quando o plantio for em covas, colocar no fundo destas, 500 a 750 gramas de esterco;
  • adubação química - de acordo com as recomendações da análise de solo.

 

COMO FAZER OS TRATOS CULTURAIS?

- Efetuar capinas manuais de acordo com as necessidades;

- uso de herbicidas - o IPA vem testando com sucesso, herbicidas específicos para serem utilizados logo após as primeiras chuvas depois do plantio; dentre os herbicidas testados, os mais eficientes foram aqueles à base de AMETRYNE, DIURON E TEBUTHIURON, porém o IPA só passará a recomendá-los após os resultados das análises de resíduos de agrotóxicos e o registro do produto.

QUANDO COLHER A PALMA?

- A primeira colheita deve ocorrer dois anos após o plantio e as seguintes de dois em dois anos;

- se o criador necessitar de um hectare por ano para alimentar o rebanho, é necessário plantar dois hectares com diferença de um ano de idade entre eles, para que, a cada ano, seja feita a colheita de um hectare.

QUAL A PRODUTIVIDADE DA PALMA ADENSADA?

A produtividade da palma adensada depende do espaçamento utilizado, assim:

- um hectare de palma plantado no espaçamento de 1 x 0,50m, produz 220 toneladas por hectare a cada dois anos;

- um hectare de palma plantado no espaçamento de 1x 0,25m, produz 300 toneladas por hectare a cada dois anos.

UM HECTARE DE PALMA ADENSADA ALIMENTA QUANTOS ANIMAIS?

Um hectare de palma plantado no espaçamento mais adensado – 1 x 0,25m – permite alimentar no período da seca, 33 vacas durante 180 dias com um consumo diário de 50 quilos de palma por vaca.

COMO FORNECER A PALMA AO REBANHO?

A palma deve ser fornecida ao gado, junto com outros alimentos como palhadas de culturas, pastos secos, capins de corte, feno, silagem, torta de algodão, farelo de soja, etc. para evitar a ocorrência de diarréia e aumentar o seu teor protéico.

 

QUAL O VALOR NUTRITIVO DA PALMA FORRAGEIRA?

Componentes

Participação na matéria seca* (%)

Proteína bruta

3,00 – 6,00

 

Fibra bruta

8,00 – 13,00

 

Cálcio

2,00 – 3,00

Fósforo

0,08 – 0,12

 

Digestibilidade

65,00 – 75,00

 

* forragem sem água

 



<< Voltar

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200