CISTERNA DE PLACAS
Ernesto Lacerda1
O QUE É UMA CISTERNA DE PLACAS?
A cisterna de placas é um reservatório de forma cilíndrica, coberta e semi-enterrada. O modelo mais adotado pelos produtores rurais, tem a capacidade de armazenar 15.000 litros de água.
QUAL A UTILIDADE DA CISTERNA DE PLACAS?
A cisterna de placas está se difundindo principalmente nas regiões semi-áridas, onde a irregularidade das chuvas, o isolamento das moradias e a falta de infra-estrutura de distribuição de água potável tornam necessária a recuperação das águas das chuvas que escoam sobre as construções. Também são utilizadas como deposito para água captada em outros mananciais, como carros pipas, etc.
QUAIS AS VANTAGENS DA CISTERNA DE PLACAS?
Em relação a outros modelos já difundidos, representa uma alternativa tecnológica adaptada à realidade dos pequenos produtores rurais, pois sua construção é acessível aos pedreiros do meio rural, de baixo custo e longa durabilidade. As cisternas são cobertas evitando assim a exposição à luz com a criação de algas (lodo), sujeira, acidentes e reduzindo a evaporação.
COMO ESCOLHER O LOCAL DE CONSTRUÇÃO DA CISTERNA?
A escolha do ponto para construção da cisterna se dá em função de certas limitações locais destacando-se:
- altura da base do telhado: a cisterna deve ser construída no local em que possa receber por gravidade a água escoada da base do telhado;
- natureza do terreno: o terreno deve ter a profundidade que possibilite a escavação necessária à construção da cisterna. Os lugares pedregosos e locais onde a camada rochosa fica próxima a superfície (lajedos) tornam muito difícil a escavação e por isso não são aconselhados. Esses tipos de terrenos podem provocar a redução do volume da cisterna.
Deve-se ter o cuidado com os solos argilosos tipo “massapê” que apresentam o fenômeno de dilatação;
- cobertura vegetal: deve-se evitar locais com árvores ou arbustos, com raízes que possam provocar rachadura na parede da cisterna;
- contaminação: deve-se construir a cisterna a uma distancia maior que 15 metros de fossas, latrinas, currais, depósito de lixo e outras fontes de contaminação;
- distância da cozinha: é comum a dona da casa solicitar que a cisterna seja construída próxima à cozinha para facilitar o acesso a água.
COMO MANTER A ÁGUA LIMPA?
- Não aproveitar as primeiras águas escoadas dos telhados, devendo-se esperar a chuva lavar o telhado.
- Instalar um coador na saída da bica da calha, pois isso permite a eliminação das sujeiras mais grossas.
- Para garantir uma água de boa qualidade para consumo humano, esta deverá ser desinfetada com hipoclorito de sódio ou água sanitária, mais facilmente encontrada no mercado.
- Para se obter água de boa qualidade armazenada na cisterna, é necessário fazer limpeza pelo menos uma vez por ano.
1Engenheiro Agrônomo do IPA.
<< Voltar
|