Cochonilha - Praga da palma forrageira
O QUE É A PALMA FORRAGEIRA?
É uma planta originária do México, da família das Cactáceas, também conhecida por palmatória e usada na alimentação do gado, principalmente, nos períodos secos.
QUANTOS TIPOS DE PALMA EXISTEM?
Existem diversos tipos de palma, mas basicamente, somente duas são usadas na alimentação do gado a - palma graúda ou gigante e a palma miúda ou doce.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A PALMA GRAÚDA E A PALMA MIÚDA?
Ambas são usadas como forrageiras, sendo a graúda a que apresenta raquetes mais desenvolvidas e a que tem maior produção e melhor comportamento em relação à praga; a palma miúda apresenta as raquetes menores e é mais facilmente destruída pela praga.
O QUE É A COCHONILHA DA PALMA FORRAGEIRA?
É um pequeno inseto conhecido como piolho ou cochonilha da palma que infesta as raquetes com suas colônias protegidas por escamas de coloração marrom clara ou areia, modificando completamente o aspecto da palma.
QUAL O DANO QUE A COCHONILHA CAUSA À PALMA?
Ela suga a planta para se alimentar, enfraquecendo a mesma e provocando o amarelecimento e morte das raquetes.
Se nenhuma medida de controle for aplicada, a praga destrói todo o palmal.
QUAL A MEDIDA DE CONTROLE INDICADA ?
O método mais indicado para combater a cochonilha é através do controle biológico, onde são usados os inimigos naturais - predadores ( joaninhas), que se alimentam da cochonilha e parasitóides ( vespinhas), que parasitam a praga destruindo a mesma.
COMO INICIAR O CONTROLE BIOLÓGICO DA COCHONILHA DA PALMA?
Para iniciar o controle biológico da cochonilha, é importante proceder a análise do material (raquetes) para confirmar a presença da praga e a não existência de inimigos naturais na área, o que deve ser feito pelo setor de fitossanidade do IPA, onde podem ser obtidas as informações necessárias.
QUE OUTRAS MEDIDAS PODEM SER USADAS NO COMBATE À COCHONILHA?
Tratos culturais e adubação são medidas que podem ser também utilizadas para ajudar no melhor desenvolvimento da cultura e a combater a praga.
<< Voltar
|